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Dicas de empreendedorismo para freelancers de sucesso

Dicas de empreendedorismo para freelancers de sucesso

O trabalho freelancer é de origem de alguns cenários, como: desemprego, busca por horários mais flexíveis ou redução de custos com um profissional fixo na empresa.

No último relatório do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) aponta que mais de 13 milhões de brasileiros estão desempregados, porém, 80% não estão parados e procuram por alternativas “empreendedoras” para suprir as necessidades financeiras.

Na impossibilidade de um emprego fixo, muitas pessoas optam pelo trabalho como freelancer e empreender seu próprio negócio. É fácil? Não. É instável? Sim!

Mas a boa notícia é que atuar no mercado informal proporciona crescimento e você será estimulado a aprender como administrar suas finanças e até multiplicá-las de forma inteligente.

Aqui vamos reunir algumas dicas de empreendedorismo para freelancers e trabalhadores informais. Como tornar visível o seu negócio, atrair clientes fixos e ampliar o seu network. Confira.

Prepare-se para ter regras e planejamento

Existe um pensamento comum e totalmente errado de que o freelancer ou profissional liberal são aquelas pessoas que fazem o que querem, não cumprem horários e não tem chefe.

Essa é uma visão imatura e irreal sobre o empreendedorismo. O cliente é o chefe mais exigente que qualquer profissional poderia ter. E você vai entender a razão.

Leia também: Comunicação assertiva – dicas para obter sucesso no seu discurso.

Quando você falha no ambiente corporativo, por exemplo, o máximo que vai levar é uma bronca ou dependendo do temperamento do líder, nem isso, mas uma observação sobre a falha. Depois resolvido, basta não repetir o mesmo erro. Seu emprego está intacto.

Já com o cliente tudo muda. Uma má experiência seja no atendimento, ou na oferta dos seus produtos ou serviços, você perde um cliente e dá brecha para ele ir até a concorrência.

Se não se atentar a essa falha, perde dois clientes, três e em pouco tempo vai por água abaixo todos os seus objetivos.

Confira: 7 dicas para falar bem em público e defender as suas ideias.

Se o seu propósito é fazer aquilo que deseja, não cumprir horários e não ter um planejamento seja do seu dia a dia ou na prestação de serviços, o empreendedorismo ou trabalho freelancer não é para você.

Organização é lei!

Outro ponto muito importante para quem deseja empreender é a organização. Não pense você que o cliente não observa isso.

Aliás, é uma das primeiras questões a serem observadas, afinal, profissionais organizados dificilmente não vão cumprir com aquilo que prometem e aqui explico a razão.

A organização externa é um reflexo da nossa mente e de como estamos capacitados para oferecer aquilo que prometemos ao cliente.

Por mais que os seus serviços como freelancer ou consultor, por exemplo, seja esporádico, é preciso cumprir horários, dias específicos e possuir uma agenda para a realização dos trabalhos. O dia a dia está muito corrido e o auxílio de profissionais organizados faz toda a diferença.

O intuito é ajudar o cliente e não conturbá-lo. Ou seja, vai obrigatoriamente precisar se organizar, o cliente repara e se ele for desorganizado, você pode conduzi-lo.

Atitude e voz ativa

Embora o empreendedorismo seja vasto, com muitos perfis, existe um padrão de comportamento essencial: a atitude. Aliás, se você quer saber mais sobre empreendedorismo e receber dicas, confira o portal Nodari Consultoria.

No empreendedorismo e no exercício dos freelancers a atitude é que vai determinar o sucesso. Veja que interessante o significado da palavra atitude.

Não é apenas “agir” como o senso comum irá determinar. Atitude inclui uma série de características, inclusive sua postura física, tom de voz, o que você diz e se está de acordo com o contexto.

Ter atitude em momentos inapropriados, por exemplo, não vai ajudar o empreendedor em nada, pelo contrário, vai atrapalhar.

É preciso entender que muito além dos seus produtos e serviços, você está sendo avaliado e a sua empresa ou trabalho necessita ter a sua marca.

Afinal, qual é a sua marca? O que expressa a suas atitudes, seja por meio do empreendedorismo ou trabalho como freelancer.

Nem todo freelancer é empreendedor, mas pode se tornar

Ser freelancer é para muitas pessoas uma escolha e não uma “alternativa” ao desemprego. Quem escolhe o formato freelancer está consciente da instabilidade desse mercado, como a maioria dos trabalhadores, precisa de dinheiro e também possui compromissos financeiros.

Acontece que empreender não é simplesmente abrir um negócio, é um comportamento e visão. A partir dessa premissa, freelancers que possuem características empreendedoras podem investir nessa habilidade e ter sua carteira fixa de clientes.

Dicas para conquistar clientes fixos e construir sua marca ou empresa:

  1. Monte seu próprio site e domínio;
  2. Divulgue seus produtos e serviços nas principais redes sociais. Conte a princípio com o trabalho de especialistas em conteúdo digital, como Biquara Contents, RockContent, Motor de Conteúdo, entre outros.
  3. Faça um portfólio com todos os seus trabalhos. Não esqueça de apresentar os resultados obtidos;
  4. Faça uma pesquisa sobre o mercado: quem são seus concorrentes?
  5. Tenha um planejamento de negócios. Veja aqui como montar no site do Sebrae;
  6. Peça ajuda às pessoas experientes no setor em que deseja atuar.
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