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Como escrever um texto informativo para empresas? Veja exemplos

Como escrever um texto informativo para empresas? Veja exemplos

Na internet encontramos uma série de informações, basta digitar uma palavra ou frase, eis que o Google apresenta as sugestões para sua pesquisa. Com a onda de inbound marketing e a importância dessa estratégia na divulgação, a dúvida é:  como escrever um texto informativo para empresas?

Seria uma propaganda? É possível se aprofundar independente do tema?

Acontece que as primeiras informações selecionadas pelo Google, acabam sendo referência para outros textos, e com isso construímos um apanhado de produções rasas, repetitivas e com pouca relevância para o leitor. Afinal, é tudo a mesma coisa!

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Aqui vamos reunir algumas dicas de como escrever um texto informativo para empresas, fugir dos conteúdos rasos e apostar numa pesquisa de qualidade e com profundidade, mesmo para aqueles temas mais difíceis que você recebeu no briefing.

Dica do bom e velho jornalismo – A Entrevista!

É praticamente impossível elaborar um conteúdo autêntico, seja ele sobre novidades em rodas para carros, ou dicas de terapia ocupacional, sem antes consultar uma fonte.

A visão do especialista e as dicas de alguém que entende do assunto serão úteis e de confiabilidade para o leitor que busca solução. Um especialista sabe dizer quais são as situações mais frequentes, aponta as soluções e oferece dados extras ao conteúdo, sendo um dos pontos principais ao escrever um texto informativo para empresas.

Perguntas bem elaboradas  geram respostas interessantes e que irão agregar no valor da informação, independente da quantidade de fontes que consultar. É recomendado no mínimo duas para comparar diferentes opiniões a respeito do tema. No caso da fonte ser o cliente, basta consultá-lo.

Pesquisa aprofundada – como fazer?

Depois do Google o processo de pesquisa facilitou muito, por outro lado, a precarização do conteúdo também. Preste atenção nos textos das primeiras páginas – independente do tema – perceba que muitas vezes os assuntos são repetidos e isso ocorre porque o redator simplesmente utiliza as primeiras informações que vê na página do Google.

O aprofundamento nos temas é essencial para qualquer tipo de informação, inclusive nos textos informativos para a empresa ou conteúdos mais objetivos. A pesquisa vai garantir assertividade no que está apresentando, além de reunir um leque de dados que serão úteis ao representar um produto ou serviço oferecidos pelo cliente, no caso do inboud marketing.

Leia: 6 dicas essenciais para conquistar novos clientes com conteúdo estratégico 

Confira abaixo dicas para aprofundar a sua pesquisa:

1º Antes de iniciar a produção de um texto reúna em subtítulos as principais informações a respeito do tema;

2º Após organizar as principais informações pesquise separadamente cada tópico;

3º Os tópicos também precisam destacar algumas informações importantes. Para organizar utilize intertítulos, numere ou destaque como preferir.

4º Para elaborar um conteúdo relevante e informativo é primordial que existam perguntas, e claro, esclarecimento das dúvidas.

Não deixe de acrescentar as principais dúvidas

Quem busca informação na web, geralmente faz perguntas, quer esclarecer dúvidas, portanto é essencial que esteja a par dessas informações e conheça a fundo as necessidades do público.

Geralmente, o que ele busca na internet? Quais são as principais queixas, e dúvidas?  Esses questionamentos devem fazer parte da pauta, pois irão fundamentar a escrita de um texto informativo para empresas  com teor relevante.

Ao longo do texto essas dúvidas precisam ser esclarecidas como forma de exemplos, sugestões e dicas que possam ser úteis para a finalidade. Tenha as respostas que o leitor procura no texto e ofereça a ele orientações que possam ajudar a resolver a questão.

SEO não exclui qualidade!

Textos otimizados não é sinônimo de informação com teor de propaganda e sem nenhuma relevância. É muito importante todo produtor de conteúdo ou agências que visam investir em textos informativos para empresas entender que a qualidade da informação continua sendo essencial para o sucesso dessa estratégia.

Confira: Informar com qualidade – Por que é tão importante? 

Incluir palavra-chave e escrever sobre determinado serviço vai exigir muita pesquisa, aprofundamento, entrevista e todos os processos essenciais para uma matéria ou texto relevante.

A única transformação nesse caso é a linguagem. Os conteúdos do inboud marketing geralmente falam direto com o leitor, possuem teor pessoal e atua na  divulgação de informações específicas sobre determinada empresa ou serviço.

Não se trata de textos com propaganda, mas conteúdos elaborados para atender as necessidades de quem busca esse tipo de informação.

Um bom conteúdo que aplica a estratégia de inbound marketing precisa estar alinhado a uma prestação de serviço ao leitor, portanto a qualidade e as premissas básicas da escrita permanecem como em qualquer outra produção textual.

Vale até falar sobre o concorrente! 

É claro que isso vai depender muito da flexibilidade de cada cliente ou site, mas em termos de SEO e estratégias de ranking falar sobre a concorrência e inclusive apresentar como uma das opções é muito bem-vindo em um texto informativo. Como exemplo quando vamos falar sobre as melhores empresas que produzem conteúdos. Pode citar a Biquara Contents, RD Digital, Rock Content, entre outras.

Mais uma vez a produção de conteúdo – mesmo em casos de inbound marketing – é uma prestação de serviço ao leitor.  Ganha credibilidade quem apresentar as soluções e fugir de pensamentos ultrapassados de que a concorrência deve ser ignorada. Em época digital e de conversão esse é um pensamento extremamente utópico.

A concorrência está a um fio de proximidade, ganha as empresas flexíveis que foca no diferencial competitivo na prestação de serviços.

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